Custom Search

4.5.09

O que é cauterização? O que é Queratina?


O que é cauterização?

             Cauterização, hidratação térmica e queratinização são termos utilizados ultimamente para definir técnicas de reestruturação capilar nas quais utilizam-se proteínas ativadas por fontes de calor. A diferença entre estes termos é quase insignificante, o importante é o resultado obtido com na aplicação das técnicas. No caso da cauterização ou hidratação térmica utiliza-se piastra, já no processo de queratinização para algumas técnicas são utilizadas o calor do secador e em outras também a piastra. Em todas elas é muito importante que o produto seja preparado para esse processo.
Cauterização é um tratamento à base de queratina hidrolizada e deve ser feito a cada 15 dias, no máximo três sessões será suficiente. É ótimo para cabelos elásticos, selados, quebrados, com pontas duplas, cutículas abertas e sem brilho. Mas atenção: cabelo de henê não pode ser cauterizado.


O que é Queratina?

       Equilibrar a porosidade ao longo das madeixas, aumentando a sua força e elasticidade, é a principal ação da queratina, uma proteína encontrada naturalmente nos cabelos, como também na pele e nas unhas.
A queratina representa cerca de 90% da constituição dos fios de cabelo e forma-se a partir de aminoácidos, entre eles a tirosina (responsável por atrair e reter pigmentos) e a cistina (que liga as estruturas que dão forma ao fio).
Todos os dias há uma perda natural dessa substância, mas as agressões causadas pelos tratamentos químicos e fatores externos, como vento, cloro e água salgada, acabam acelerando ainda mais essa perda.
Tudo acontece da seguinte forma: Com a ação dos “inimigos”, as escamas superficiais dos fios se abrem, deixando a camada interna exposta, assim o cabelo perde água, nutrientes e queratina, e acaba ressecado, frágil e com pontas duplas.


O passo-a-passo do procedimento feito em casa:

1) Lave bem os cabelos com um shampoo anti-resíduos. Se necessário, duas vezes. Não use condicionador.

2)Seque parcialmente os cabelos com um secador ou mesmo com uma toalha.

3) Separe o cabelo em quatro mechas e aplique a queratina escolhida em cada mecha, sem exagero, só o suficiente pra cobrir toda a mecha, sem encharcar.

4) Faça uma escova bem caprichada, secando muito bem o produto nos fios. Finalize com a prancha, se quiser.

5) Só volte a lavar os cabelos depois de 2 dias.

Esse procedimento deve ser feito sempre após a tintura, pois ajuda a ’selar’ a cor no cabelo e repara os danos causados pelo processo químico.
NOVIDADES DA BELEZA