Custom Search

20.6.09

QUEDA DE CABELOS, O QUE FAZER?


       Problemas nos cabelos são muito comuns: caspa, calvície, cabelos frágeis, grisalhos, e por ai vai. Embora a maioria seja sinal de envelhecimento natural, ou causada por outros fatores, mais você pode ter várias medidas que podem contribuir para obter cabelos mais saudáveis.
Desde os anos 80, o tratamento para calvície e queda de cabelo com remédios, como resultado da melhor compreensão dos mecanismos normais e patológicos de crescimento de cabelos, tornado-se uma opção realista para homens e mulheres. Tratamentos cientificamente comprovados para a calvície continuam sendo uma área de pesquisa que recebe grandes quantias de investimento, estimando-se em 1 bilhão por ano. É mais fácil prevenir o envelhecimento e queda do cabelo saudável do que provocar o renascimento de cabelos em folículos que já estão dormentes. Os produtos que têm boa taxa de sucesso no renascimento de cabelos incluem Propecia, Rogaine (Minoxidil) e Tricomin.

Tratamentos:

O tratamento da perda excessiva de cabelo, deve primeiramente, corrigir a causa. Por exemplo a reposição de ferro na anemia, uso de medicamentos para combater uma infecção por fungos, alimentação balanceada, etc.
Em alguns casos, como na alopécia areata, poderá ser indicado o uso de medicamentos tópicos(que aplica sobre a pele) para estimular o crescimento dos fios.
O tratamento adequado depende do estado em que se encontra o couro cabeludo, como por exemplo o tipo de calvície.
O tipo de calvície pode ser fraca, moderada ou avançada. E se enquanto é fraca, pode experimentar (e que pode resultar) um tratamento à base de produtos como cremes (do tipo xampu) ou gotas, quando chega à fase avançada já é necessário utilizar outros métodos.

TINTURAS e outras QUÍMICAS devem ser interrompidas?

Sempre é melhor parar de pintar quando a pessoa é jovem e pinta por pintar, mas não por ter cabelos brancos, nem pela necessidade estética. Quando são mulheres que possuem cabelos brancos, e principalmente se forem muito vaidosas ou profissionais que precisem de boa aparência, não se pode falar em parar de pintar, pois levará ao stress emocional a baixa estima que pode piorar a queda dos cabelos. Nesses casos, o melhor é apenas espaçar o máximo possível o tempo entre as tintura, até que haja melhora do quadro ou pare de vez é o melhor. Alisamentos também devem ser proibidos até a resolução completa, até porque em alguns casos, é o causador. Neste caso, não deverá ser repetido.


HIDRATAÇÕES devem ser evitadas porque os cremes atingem também o couro cabeludo, que quanto mais limpo estiver, melhor será para a absorção de medicamentos. Outro fato importante é não deixar os cabelos oleosos com intervalos grandes entre as lavagens. Muitas mulheres, por medo da queda de cabelo durante o banho, vão espaçando as lavadas, e acabam retardando a melhora devido a menor absorção dos medicamentos, dificultada pela camada de gordura que se forma. Sempre lembrar de evitar dormir com cabelos molhados, pois o couro cabeludo permanece húmido por até 24 horas, facilitando a proliferação de fungos e de queda.

Alopécia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.O processo acontece devido a ação da enzima 5-alfa-redutase sobre o hormônio testosterona (a mulher também apresenta este tipo de hormônio, porém em menor quantidade que o homem) resultando no subproduto DHT (dihidrotestosterona).

Este último age sobre os folículos pilosos, provocando o seu afinamento e miniaturização. Outras causas, como anemia ou alterações na tireoide, podem provocar a queda dos cabelos nas mulheres, porém a manifestação ocorre de forma diferente, a diminuição da dencidade dos cabelos mas sem o afinamento característico da alopécia androgênica. Medicamentos em excesso, como os da quimioterapia, pílulas, anticoncepcionais, antidepressivos e falta de vitamina A também podem causar a queda.

Os cuidados diários que fazem diferença

* Evite dietas da moda que possam privá-la dos nutrientes essenciais;
* Lave os cabelos pelo menos três aplicações enxaguando e repitindo a aplicação com um xampu suave sem sal de preferência (principalmente se você tem o hábito de lavá-los diariamente), ou ante-resíduo;
* Evite os pentes afiados ou escovas de plástico que só quebram o cabelo; de preferência a pentes de dentes largos lisos.
* Não escove ou penteie o cabelo com muita força enquanto estiverem molhados;
* Após lavá-los, deixe que os cabelos sequem naturalmente; porém, se precisar utilizar o secador, nunca o segure muito próximo da cabeça (uma distância de uns quinze centímetros) e regule o calor para o mínimo e o médio; e não o seque com piastra ou prancha.
* Evite substâncias químicas agressivas como o cloro das piscinas; químicas que você não conhece e tinturas com muita amônia e chumbo.
* Use chapéu para proteger seus cabelos e couro cabeludo da ação do sol; cremes levi-in com protetor solar.
* Faça, semanalmente, uma massagem no couro cabeludo, aplique estimulantes de crescimento em gota óleo essencial de alecrim, óleo de rícino, óleo de gérmen trigo.

Plantas Medicinais

     Para estimular os folículos pilosos e favorecer o crescimento dos cabelos, experimente massagear o couro cabeludo com algumas gotas de óleo essencial de alecrim e, em seguida, lavá-lo com água corrente.
     Você pode utilizar uma infusão forte de urtigas para retirar o shampoos que você normalmente usa.Para a queda de cabelos, à noite massageie o couro cabeludo com óleo de rícino e lave com xampu na manhã seguinte. Repita este processo uma ou duas vezes por semana. Do mesmo modo, também podem ser usados óleo de açafroa (carrapeta) ou óleo de gérmen de trigo.
     O mamão possui ainda alta quantidade de BETA-CAROTENO, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos. Aplicado seu sumo diretamente sobre os cabelos e pele, torna-os sedosos, eliminando manchas. Aplicada em massagem no couro cabeludo ajuda a debelar a caspa e queda de cabelo.

E boa sorte deixe um comentários. Obrigado...


NOVIDADES DA BELEZA