Custom Search

17.5.13

Tatuagens feitas por um relâmpago




O relâmpago tem fama de ser um dos eventos mais imprevisíveis da natureza, sobretudo quanto se
refere a seu local de impacto, daí também que seja um acontecimento realmente fortuito que umapessoa seja atingida por um, algo que inclusive poderíamos pensar que transcende a má ou a boa sorte pela condição improvável de sua ocorrência.

No entanto, acontece. E quando suas conseqüências não são fatais, a maioria, inclusive podem fazer do corpo humano um tipo de tela onde deixam traços surpreendentes, padrões quase fractais pictóricos desenhados pela própria natureza.

A primeira imagem mostra o braço de Winston Kemp, um eletricista de 24 anos que foi golpeado, aparentemente sem se dar conta, por um relâmpago durante uma tempestade. E ainda que a energia liberada durante um destes impactos pode ocasionar, no corpo humano, falhas cardíacas e graves problemas no sistema nervoso, em Kemp só deixaram estas marcas, uma tatuagem natural cujas condições de criação são dificilmente imitáveis.

Estas imagens recebem o nome de figuras de Lichtenberg, em homenagem ao célebre escritor e pesquisador alemão Georg Christoph Lichtenberg, que descobriu que uma corrente elétrica estendida sobre uma superfície isolante fica congelada e suas ramificações instantâneas são expostas, algo assim como “aprisionar” descargas elétricas em materiais isolantes. Esta descoberta foi também o precursor da física dos plasmas dos dias modernos.

Postado por  em Curiosidades

Lucas Lucco Princesinha (Part. Mr. Catra)

15.5.13

Cabelos grisalhos estão ligado à proteção contra o câncer!


Pesquisa – Cabelos grisalhos estão ligado à proteção contra o câncer!

A chegada dos cabelos grisalhos geralmente não é bem vista pelas pessoas, mas o mecanismo que os produz pode estar nos protegendo do câncer, segundo estudo de pesquisadores no Japão.

Células-tronco são responsáveis por manter no nosso corpo o volume de melanócitos, células que produzem os pigmentos que colorem o cabelo. O cabelo fica grisalho quando o número de células-tronco nos folíolos capilares cai. Usando cobaias, Emi Nishimura, da Universidade Médica de Tóquio, descobriu a mecânica desse processo.


Quando os pesquisadores expuseram as cobaias à radiação e produtos químicos que afetam o DNA, células-tronco afetadas se transformaram permanentemente em melanócitos. Isso fez com que as células responsáveis pela pigmentação tivessem seu volume reduzido –o que significa que havia menos células-tronco capazes de manter esses níveis.

A equipe de Nishimura propõe que o mesmo processo leva à redução de células-tronco em pessoas mais velhas, especialmente porque as alterações no DNA das pessoas se acumulam com o passar dos anos.
David Fisher, da Universidade Harvard, que faz pesquisas sobre câncer, sugere que esse processo protege o homem do desenvolvimento de tumores, por desestimular a proliferação de células-tronco com DNA danificado. “Um efeito benéfico é a remoção das células potencialmente perigosas que têm pré-disposição cancerígena“, diz.

Fonte: New Scientist

14.5.13

Estresse danifica o DNA


Estresse danifica o DNA

Esses incômodos cabelos brancos que tendem a surgir com a idade, ou mesmo antes que a idade os justifique, são de fato sinais de estresse, relatam cientistas em um artigo que acaba de ser publicado na revista científica Cell.
Os pesquisadores descobriram que o tipo de “estresse genotóxico” que danifica o DNA também esgota as células-tronco dos melanócitos (MSCs) no interior dos folículos capilares, que são responsáveis por gerar essas células produtoras de pigmento.
Em vez de morrer, quando as coisas ficam difíceis, essas preciosas células-tronco se diferenciam, tornando-se elas próprias melanócitos totalmente maduros.

Diminua o estresse e os cabelos brancos

Qualquer coisa que diminua o nível de estresse pode evitar esse processo e retardar o surgimento dos cabelos brancos, dizem os cientistas.
“O DNA nas células está sob ataque constante por agentes endógenos e exógenos, como compostos químicos mutagênicos, luz ultravioleta e radiação ionizante,” conta Emi Nishimura, da Universidade Médica de Tóquio e coautora do estudo. “Estima-se que uma única célula de um mamífero possa encontrar aproximadamente 100.000 agentes danificadores do DNA por dia.”
Consequentemente, as células precisam de mecanismos para reparar o DNA danificado e evitar que as lesões sejam passadas para as células-filha quando elas se dividem.

Diferenciação dos melanócitos

Quando as células-tronco são danificadas de forma irreversível, elas precisam ser substituídas. O que os cientistas japoneses descobriram foi que o estresse genotóxico excessivo força a diferenciação das células-tronco dos melanócitos, que se transformam em células adultas comuns.
Segundo a pesquisadora, essa diferenciação pode ser uma forma mais sofisticada de se livrar dessas células danificadas do que simplesmente forçar sua morte.
A descoberta dá suporte à teoria de que a instabilidade genômica é um fator significativo por trás do envelhecimento em geral.

Fonte: Diário da Saúde



13.5.13

Maquiagem.

A melhor maneira de se sentir feliz é contribuir para felicidade alheia.

A melhor maneira de se sentir feliz é contribuir para felicidade alheia.


COMO AGE O CONDICIONADOR?


COMO AGE O CONDICIONADOR?

Apesar de muita gente acreditar que o condicionador serve para desembaraçar os fios- e só-, ele vai bem além disso. Fecha as cutículas que estão abertas nos fios de cabelos danificados. Possui proteínas e vitaminas, que tratam os fios, dando mais brilho e maleabilidade. Ele também diminui a eletricidade estática e forma uma película sobre eles, para proteger contra agentes externos, como o sol, vento, poluição, cloro e outros.

CONDICIONAMENTO BÁSICO

O condicionador deve ser usado em todas as lavagens, após o xampu e enxaguar bem. Mas evite esfregar no couro cabeludo, pois pode causar irritações, e desencadear dermatite seborreica ou inflamações do folículo piloso, como espinhas e feridinhas.

"Condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e dá caspa?"

Sim. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. "Existem cabelos que possuem raiz oleosa e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador apenas irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares".




NOVIDADES DA BELEZA

12.5.13

Protegendo seu cabelo liso.

Protegendo seu cabelo liso.


 Ter os cabelos lisos é o desejo de muitas mulheres. Atualmente, isso pode ser alcançado facilmente apenas realizando uma escova progressiva no salão de beleza. A facilidade de alisar os fios a hora que quiser, pode fazer com que as mulheres donas destes cabelos tão desejados, não os cuidem como deveriam. Após alisar quimicamente os cabelos, eles merecem atenção, e não é pouca. Os efeitos da escova progressiva duram, geralmente, três meses. Se você não tomar os cuidados necessários eles podem permanecer por menos tempo. Um dos primeiros cuidados a serem tomados é com o uso do xampu, alguns produtos promovem uma limpeza profunda dos fios, o que faz acelerar a perda da química usada no alisamento. Por isso, evite os produtos anti-frizz ou para cabelos danificados. É indicado que se utilize os xampus próprios para cabelos tratados quimicamente e com pH neutro. Além de tomar cuidado na escolha do xampu, para manter os cabelos lisos pelo tempo esperado, também é aconselhável que se faça, a cada quinze dias ou, pelo menos uma vez ao mês, uma hidratação profunda nos cabelos. Se não for possível realizar o tratamento com profissionais no salão, faça-o em casa mesmo. Você pode aplicar nos fios, semanalmente, cremes que contenham aloe vera, lanolina, ceramidas e proteínas da seda. Elas ajudam a manter a umidade dos cabelos, deixando-os melhor hidratados. Outra dica, esta para aquelas mulheres que utilizam secadores de cabelo ou chapinhas, é muito importante usar pomadas e sprays protetores térmicos, eles protegem o fio, impedindo que ele descame e perca rapidamente a química alisadora.




NOVIDADES DA BELEZA

Mitos "Arrancar os fios brancos nascem mais 7?"


Arrancar os fios brancos colabora com o aparecimento de outros?


     Não. Se você arrancar um fio branco, pode ficar tranqüila, não vão nascer mais sete. "Os fios brancos aparecem sendo arrancados ou não, o fato de arrancar um cabelo branco só vai contribuir com a dor, pois a raiz desse fio irá imediatamente produzir outro fio com as mesmas características".      


NOVIDADES DA BELEZA